terça-feira, 10 de setembro de 2013

Verdinho Itabuna: ITABUNA: FISCALIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTE...

ITABUNA: FISCALIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTERDITA CINCO PADARIAS


Cinco padarias de um total de 35 notificadas foram interditadas esta semana pela Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Itabuna por descumprimento da legislação sanitária e outros problemas encontrados na área de produção durante a fiscalização iniciada na segunda-feira, 2. As padarias que tiveram as atividades suspensas estão localizadas no centro da cidade e nos bairros Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, Antique e Califórnia e na Avenida Pedro Jorge.

O trabalho dos fiscais da Vigilância Sanitária integra o Projeto Mão na Massa e identificou problemas como falta de higiene pessoal e das áreas de produção, falta de uso de fardamento e de equipamentos de proteção individual (EPI), maquinário sucateado, armazenamento inadequado da farinha de trigo e outros insumos utilizados na fabricação de pão, biscoitos e confeitos. Além disso, foram encontrados armazenamento de lenha na área de produção e caixas d’água sem limpeza como define as normas, já que nestes estabelecimentos se exige higienização a cada 90 dias.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, pela legislação sanitária padeiros e auxiliares devem manter a higiene pessoal – unhas, cabelos e barba cortados ou aparados – usar jaleco, calça, sapatos e gorro limpos. Durante a fiscalização também foi identificada a falta de qualificação profissional em algumas padarias, o que será objeto de contato com o sindicato dos panificadores para a realização de cursos de capacitação e de preparação de mão de obra, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC ou da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente, que mantém unidade de ensino e de preparação de mão de obra, em Ferradas, para o mercado panificador.


A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde vai pedir a cooperação do Centro Regional de Saúde do Trabalhador – CEREST para orientar padarias aonde os fiscais encontraram altas temperaturas nas áreas de produção com o objetivo de garantir boas condições de trabalho e prevenir a saúde do trabalhador. O Projeto Mão na Massa prossegue até que sejam fiscalizadas as 74 padarias cadastradas pela Prefeitura, que passam pelo projeto destinado a diagnosticar os principais problemas do setor, já que apesar de os proprietários terem alvarás, ainda existem os que descumprem as normas e por isso estão sendo penalizados. A mesma ação será desencadeada nas pizzarias da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.