domingo, 10 de abril de 2016

MISTURADÃO!!!!: blog do Gilton: rjnet



Você realmente sabe o que é “fascismo”?

Por Carlos Mendes "Martini"   /     out 19, 2014  /     Política e Economia  /   

Ideias Embalsamadas: Setembro 2015 
ideiasembalsamadas.blogspot.com 720 × 720Pesquisa por imagem
E como não é possível calar e corromper todos os internautas de esquerda, a direita golpista começa a ter seus dogmas contestados à vista de qualquer um que ...
As imagens podem ter direitos autorais.Enviar feedback
É inacreditável a quantidade de pessoas, especialmente nas redes sociais, usando a palavra “fascista” sem terem idéia do que significa. Sempre que leio alguém usando tal palavra, tenho imediatamente vontade de oferecer alguns links de leituras úteis para a cura de problemas como analfabetismo político e mediocridade (ou talvez desonestidade) intelectual.
Este post tem a função de lançar alguma luz sobre esse assunto e ajudar a distribuir, no mundo virtual, uma pequena dose do remédio citado acima. Como fonte eu escolhi a Wikipedia porque é a fonte de informação mais acessível. Mas qualquer pode ir atrás de mais fontes e de boa bibliografia, basta ter um mínimo de interesse.
Nos parágrafos a seguir, aponto o que diz a Wikipedia (em vermelho) e faço meus comentários em seguida.
“Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário”
Liberais e conservadores moderados são contra o totalistarismo. Aliás, os liberais são contra o Estado ficar metendo o bedelho em tudo. Enquanto isso, nossa esquerda, que adora chamar os partidários da direita de “fascistas”, deseja cada vez mais poder nas mãos de um Estado-babá e cada vez mais intromissão desse Estado nas vidas de todos.
“… que promove a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido de vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas.”
Liberais e conservadores moderados só querem ser deixados em paz. Eles tem idéias diferentes inclusive entre si (liberais e conservadores não concordam em muitas coisas) mas, mesmo assim, estão sempre abertos para o debate. Eles acreditam em atitudes e em metas e serem atingidas em um mundo real, e não em um partido ou um líder iluminado e salvador da pátria. Enquanto isso, nossa esquerda, que adora chamar os partidários da direita de “fascistas”, adora também endeusar seus heróis perfeitos, cujos erros fazem questão de varrer para baixo do tapete, e confia em seus líderes e seus partidos (principalmente no PT) como a tábuas da salvação, verdadeiros totens do mundo moderno.
“Hostil à democracia liberal, ao socialismo e ao comunismo”
A direita acredita em democracia e despreza regimes ditatoriais como o Cubano. Enquanto isso, nossa esquerda, que adora chamar os partidários da direita de “fascistas”, é hostil à democracia e à liberdade de expressão: dentro do mundo virtual fazem de tudo para tirar do ar as vozes dissonantes (adoram denunciar um “coxinha” ao Facebook para ver sua página fora do ar e vivem tentando calar quem pensa diferente) e, no mundo real, vivem tentando censurar os “reacionários” (vide o que fizeram, por exemplo, com a Rachel Sheherazade) e estão sempre buscando formas de controle e regulamentação estatal como o tal “controle social da mídia”, o Marco Civil da Internet, etc.
“os movimentos fascistas compartilham certas características comuns, incluindo a veneração ao Estado, a devoção a um líder forte e uma ênfase em ultranacionalismo, etnocentrismo e militarismo.”
A direita é contra todos esses pontos. Enquanto isso, nossa esquerda, que adora chamar os partidários da direita de “fascistas”, de certa forma venera o Estado, desejando a máxima regulamentação e controle nas vidas das pessoas, e endeusa seus líderes como o LulApedeuta, a PresidentA Dilma e os mensaleiros.
“O fascismo vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios para alcançar o rejuvenescimento nacional”
Nossa esquerda, que adora chamar os partidários da direita de “fascistas”, acredita na força como forma válida de chegar aos seus objetivos. Ela apoia terroristas como o MST e os black blocks, considerando que o uso que essas entidades obscuras fazem da força e da violência são um exercício de democracia, e defendem “o diálogo” com terroristas como os do Estado Islâmico. Podem não acreditar no imperialismo, mas consideram-se a vanguarda política, os mais progressistas, aqueles que buscam o rejuvenescimento do país, a busca de um futuro utópico.
“… e afirma que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando ou eliminando aquelas consideradas fracas ou inferiores, como no caso da prática fascista modelada pelo nazismo.”
Qualquer semelhança com nossos esquerdistas que vivem rosnando contra os EUA, tentando mostrar o quanto são superiores moralmente aos norte-americanos, NÃO é mera coincidência.
Dados os pontos acima, eu deixo aqui a sugestão: antes de usar a palavra “fascista” como forma de ataque/agressão/insulto, vá estudar — principalmente se você for partidário de esquerda, petista, eleitor da Dilma, admirador do Lula, ou se tiver qualquer outro tipo de doença infecto-contagiosa semelhante a essas.
Tá, peguei pesado.
Mas brincadeiras à parte (ou não), quem não sabe o real significado de uma palavra, que pesquise primeiro ou simplesmente não a use como um papagaio que não sabe o sentido do que diz.
A esquerda e o fascismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.