Faça você mesmo uma excelente Antena para TV Digital

Essa dica é muito legal. Eu vi no HTForum a dica, e inicialmente não acreditei, mas não é que a antena funciona mesmo?!

Vamos a um pouco de história. Recentemente, comprei uma TV LCD com conversor digital integrado. E fiquei muito ansioso para ver as imagens da TV aberta em alta definição. Comprei uma antena DA-618 Superdigi amplificada no Submarino por R$ 130,00, mas como era época de Natal, a entrega ia demorar um pouco. Então eu comecei a procurar na Internet por alguma dica que me resolvesse, pelo menos paleativamente, a curiosidade por ver a TV Digital.
Encontrei um esquema para montar uma antena usando alguns arames, fios, e um pedaço de madeira. Eu não acreditei, mas pensei “não custa nada tentar”, e então me pus a montar a antena. Incialmente, usei um pedaço de madeira meio podre, alguns fios de cobre, daqueles grossos, para chuveiro, e uns fios de telefone. Todos materiais que eu já tinha em casa, então não precisei comprar nada. Subi com a geringonça na lage da minha casa, coloquei a antena no mastro que eu já tinha lá e liguei o cabo. E para minha surpresa, funcionou! Peguei 4 canais digitais com excelente qualidade, mas a Globo, que é a que eu mais queria assistir, não funcionava, pois o sinal era muito fraco na minha região.
Quando a Antena que eu comprei no Submarino chegou, instalei ela e nenhum canal funcionou. Então eu devolvi e decidi procurar por uma antena melhor. Comprei uma antena Yagi, da marca Castelo, que também não funcionou. E então eu decidi investir mais na antena “caseira”. Comprei novos materiais, com as especificações corretas. Montei, instalei e agora eu consegui sintonizar 7 canais, inclusive a Globo. Porém, em alguns momentos do dia, o sinal da Globo ficava ruim e não dava pra assistir.
Então eu fui a uma loja especializada aqui na cidade e perguntei ao vendedor o que mais poderia ser feito para melhorar o sinal. Ele me disse que a minha região é uma região de sombra e o sinal é dificil de pegar lá. Me orientou a tentar um Booster, que é um amplificador eletrônico de sinal, e que se isso não resolvesse, seria melhor colocar uma antena parabólica. Então eu levei um Booster da Proeletronic, de 26db de ganho, e finalmente meu problema se resolveu. Já faz 2 semanas que estou usando e o sinal se mantém excelente o tempo todo. Além disso, agora consigo ver todos os 15 canais digitais disponíveis na região!
Montando a antena
Bom, depois da pequena história, vamos ao que interessa. Para montar a antena, você vai precisar de:
6 metros de arame galvanizado de 1,5mm
2 metros de arame galvanizado de 0,5mm
Um pedaço de madeira de uns 5cm de largura, 90cm de altura e 2cm de grossura. Se for maior, não tem problema.
Um Baloon de 300 para 75 Ohms (é um adaptador que tem 2 fios de um lado, e um conector fêmea coaxial do outro.
10 parafusos galvanizados com ponta (pode ser de 5mm x 20mm)
10 Arruelas galvanizadas, para usar com os parafusos.
A montagem é simples. Antes de mais nada, veja a antena pronta, e o esquema de montagem abaixo (clique para ampliar).
Esquema da Antena
Esquema da Antena
As marcações a seguir tomam como referência a antena na posição vertical. Faça assim:
  1. Marque um ponto com uma caneta próximo a uma das extremidades da madeira um ponto a 1cm de distância da borda superior e 1cm de distância da borda lateral esquerda.
  2. Marque o segundo ponto a 3cm do primeiro. Se sua madeira tem 5cm de largura, então deve ficar 1cm da borda superior e 1cm da borda direita. Você vai ter então 2 pontos paralelos na madeira, separados por 3cm.
  3. Marque mais 2 pontos paralelos, a 24,5cm de distância dos 2 primeiros.
  4. Marque mais 2 pontos a 24,5cm dos 2 anteriores, e depois mais 2 pontos a 24,5cm dos anteriores. Você vai ter no total 8 pontos, sendo separados sempre a 3cm de seus semelhantes e 24,5cm dos outros.
  5. Guarde a madeira de lado, e agora vamos trabalhar com o arame de 1,5mm. Corte 8 pedaços de 59cm cada, e tente endireita-los para deixa-mos o mais retilíneo possível.
  6. Agora, com cada um dos pedaços de 59cm, dobre-os no meio, formando um V. Observe que a distância entre as duas pontas deve ser de 12cm.
  7. Agora que você tem 8 “V”s de 29cm cada, pode começar a montagem da antena. Coloque uma arruela e um parafuso em um dos pontos marcados na madeira, e com o parafuso, fure e fixe na madeira um dos Vs. Faça isso com todos os 8 Vs nos 8 pontos marcados na madeira. Tente manter a distância das pontas dos Vs com 12cm e tente não amassar muito os arames, pois são difíceis de alinhar. Vá acertando eles a medida que for trabalhando, pois é normal que se deformem um pouco.
  8. Você já tem a antena praticamente pronta. Agora só precisa ligar os Vs da antena corretamente. Para isso, use o arame de 0,5mm. Solte um pouco o parafuso do primeiro V, coloque o arame e aperte o parafuso. Siga o esquema de fixação abaixo para saber a sequencia correta de montagem. No total, são 2 arames que cruzam a antena de ponta a ponta. É importante que os dois arames não se encostem quando eles se cruzam. Para isso, isole a região onde eles cruzam.
  9. A Antena já está pronta. Falta apenas ligar o Baloon. No meio da antena, fixe 2 parafusos com arruela, de modo que prendam os 2 arames que passam pela região. E então, prenda os 2 fios do Baloon, um em cada parafuso.
Foto da antena montada
Foto da antena montada
Foto da antena instalada
Foto da antena instalada
Pronto, sua antena já está pronta para ser ligada a TV. Para isso, use um cabo coaxial. A antena é externa ou seja, deve ficar fora da sua casa. E ela deve ser instaladas na posição vertical, de preferência em um mastro.
Espero que este guia seja útil! Se tem dúvidas, deixe um comentário!